Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital

Como empreendedor, é muito provável que você já tenha se deparado com o termo Certificado Digital, não é mesmo? Como o próprio nome já se refere, o certificado digital é um recurso tecnológico que foi desenvolvido para que um indivíduo possa comprovar que ele é quem diz ser, como uma espécie de assinatura digital.

Por conta do grande aumento do número transações comerciais e bancárias através da internet, houve a necessidade de criar um sistema que assegure as informações pessoais dos usuários, visto que as ameaças digitais são cada vez mais frequentes e acabam gerando receio nas pessoas.

No artigo de hoje você poderá conferir as informações mais relevantes acerca do certificado digital e como ele é importante para as empresas. Confira agora!

 

Como é um certificado digital?

Tanto se fala em certificado digital como a assinatura do empreendedor em transações online, mas afinal, você sabe como é um certificado digital?

É um arquivo que contém uma série de informações, tais como:

  • Assinatura das entidades que comprovam a veracidade dos dados;
  • Período de validade da certificação digital;
  • Link para que o usuário estenda o prazo de duração da certificação digital;
  • Chave pública e privada;
  • Informações da empresa em questão, como CNPJ, nome, e-mail, CPF do responsável, etc.

Como o certificado digital é entregue?

Normalmente, é entregue ao empreendedor em um pendrive por conta da mobilidade e facilidade de acesso às informações, principalmente pelo fato de que não é possível fazer cópias desse arquivo e mantê-las em vários locais diferentes.

 

Que tipo de transação costuma exigir certificação digital?

Em geral, a certificação digital é exigida em transações financeiras. Por isso, as instituições que costumam exigir o uso de certificado digital são:

  • Bancos;
  • Comércios online;
  • Verificadoras de crédito;
  • Sistemas governamentais;
  • Entre outras.

Atualmente, até mesmo servidores online já estão disponibilizando ferramentas para ler e criar certificado digital. Vale ressaltar que para emitir notas fiscais eletrônicas, até mesmo os Microempreendedores Individuais devem ter um certificado digital.

Nf-e

Substituta dos modelos 1 e 1A, a NF-e ou nota fiscal eletrônica é usada em transações de compra e prestação de serviços. Ela tem relação com a cobrança de ICMS e fornece informações sobre as operações financeiras realizadas na empresa.

Como citamos anteriormente, quem emite NF-e precisa de um certificado digital.

NFC-e

Substituta do cupom fiscal, a NFC-e ou nota fiscal de consumidor eletrônica deve ser emitida em transações de venda de produtos. O certificado digital é a ferramenta usada para confirmar a autenticidade.

NFS-e

Usada para substituir a Declaração de Serviço, a nota fiscal de serviços eletrônica é exigida pelo município em que o CNPJ está cadastrado para a cobrança do ISS (Imposto sobre Serviço).

CT-e

O conhecimento de transporte eletrônico foi uma solução versátil para substituir uma série de documentos que são exigidos em transações de transporte de carga, tornando todo o processo de conferência e autorização muito mais ágil e seguro.

Quais são os tipos de certificado digital?

A1

Tem validade de 12 meses e pode ser armazenado diretamente no computador do usuário. É o mais indicado para empresas que geram um grande volume de notas fiscais eletrônicas.

A3

Sua validade pode variar de 2 a 3 anos e ele pode ser armazenado em dispositivos portáteis que geram códigos “aleatórios”, como tokens ou cartões com chip. É indicado para empresas que o utilizam com menos frequência.

 

Por que minha empresa precisa de um certificado digital?

Como você pôde conferir até agora, é praticamente impossível uma empresa conseguir sobreviver no mercado atual sem um certificado digital, visto que ele é exigida por instituições bancárias e verificadoras de crédito por exemplo. Além disso, não é possível realizar a emissão de nota fiscal eletrônica sem um certificado digital.

 

Quanto custa adquirir um certificado digital?

Existem diversas formas de adquirir um certificado digital e seu custo pode variar devido ao tipo da certificação e conforme as necessidades do empreendedor. Entretanto, a forma mais comum é indo até uma empresa certificadora solicitar uma emissão. A Haniger – Certificação Digital oferece este serviço e muito mais pelo melhor preço do mercado. Entre em contato e agende o horário para a emissão do seu certificado.

Quais documentos são necessários para a emissão?

Todos os documentos nessários para emissão do certificado estão descritos aqui, basta seguir os passos atentamente que você sai com seu certificado em cerca de 40 minutos.