Como enviar seu Imposto de Renda com Certificado Digital

O mundo mudou, sem dúvida. E o jeito de declarar o Imposto de Renda também. Com o Certificado Digital e-CPF sua declaração já vem pré-preenchida sendo necessário apenas conferir os dados, acrescentando ou corrigindo. Prático, não é?

 

O que é Certificado Digital e-CPF

 

O e-CPF é o Certificado Digital da pessoa física, que permite realizar diversos serviços a distância. Em resumo, ele é o RG do meio digital e tem a mesma funcionalidade da assinatura de punho.

O e-CPF pode ser utilizado para assinar documentos – sem papel e caneta, se comunicar com a Receita e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

 

O que é declaração pré-preenchida

 

É uma modalidade da declaração do Imposto de Renda preenchida automaticamente pelo Fisco com as informações atreladas ao CPF do contribuinte. Com isso, há menos chances de erros e omissões e, por consequência, da malha fina.

 

Como adquirir um Certificado Digital e-CPF

 

É muito simples. Você precisa acessar a loja da Certisign, escolher o Certificado e-CPF que combina mais com a sua rotina; fazer o pagamento e agendar o atendimento. Depois, do atendimento ser realizado, você recebe seu Certificado.

Ah, vale dizer que quem tem quem tem CNH pode realizar todo o processo de compra à distância, sem sair de casa, o que é muito importante, especialmente, porque estamos em pandemia.

 

Dá tempo de declarar usando o Certificado Digital?

 

Claro que sim. A temporada do Imposto de Renda só termina no dia 30 de abril e usando o Certificado você consegue transmitir a declaração com poucos cliques, rapidamente.

 

 

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2020?

 

A declaração é obrigatória para quem teve renda tributável maior do que R$ 28.559,70 em 2020 – incluindo salários, horas extras e 13º, aposentadorias e pensões e títulos de capitalização. A novidade desta temporada é em relação auxilio emergencial. Os contribuintes que receberam a ajuda e tiveram rendimento igual ou maior que R$ 22.847,76 também terão que prestar contas ao Fisco.

 

Também devem declarar os que se enquadram em qualquer um dos seguintes casos: quem recebeu rendimentos não tributáveis ou tributáveis na fonte superiores a R$ 40 mil. São indenizações trabalhistas, herança, doações e indenização de seguros; quem recebeu receita bruta superior a R$ 142.798,50 em atividade rural; proprietário de bens superiores a R$ 300 mil, como imóveis e veículos; e quem teve ganhos de capital na alienação de bens ou direitos ou aplicaram em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros em 2020.

 

Como declarar o Imposto de Renda usando o Certificado?

 

Basta acessar o site do e-CAC, se identificar usando o e-CPF e seguir o passo a passo. Não é necessário baixar nenhum programa.

 

Como declarar o Imposto de Renda com a pré-preenchida?

 

1- Acesse o site e-CAC e opte pela opção “Entrar com gov.br

2- Depois, escolha “Certificado Digital

3- Escolha o Certificado Digital e clique em “Ok”.

4- Insira sua senha.

5- Depois no canto esquerdo clique em “Meu Imposto de Renda

6- Depois clique no ano 2021

7- Clique em “Preencher declaração online

8- E, por fim, escolha “Iniciar com a declaração pré-preenchida.”

Fique de olho na validade do seu Certificado Digital

Se você adquiriu o seu Certificado Digital no ano passado, atenção: fique atento à data de expiração. Por ser um documento de identificação e que atribui validade jurídica as ações realizadas por meio dele, o Certificado Digital tem validade.

 

Entenda

 

  • O que é renovação do Certificado Digital?

 

Trata-se da atualização do Certificado Digital por meio de uma nova emissão. E para essa emissão ser realizada, é necessária a conferência dos dados informados no Certificado Digital a ser renovado, que devem ser os mesmos ativos na Receita Federal do Brasil.

A primeira renovação do Certificado Digital de Pessoa Física pode ser realizada on-line, desde que o Certificado ainda esteja dentro da validade. Se o Certificado Digital estiver expirado, o titular deve iniciar o processo de renovação no site e depois se apresentar em um dos Pontos de Atendimento. Já o titular de Certificado Digital para Pessoa Jurídica deve ser solicitada no site e finalizada em um Ponto de Atendimento para a apresentação da documentação.

Importante: é recomendado que a solicitação da renovação seja feita com 45 dias de antecedência. Caso você queira aproveitar ao máximo os últimos dias de validade do Certificado Digital a ser renovado, é possível realizar todo o processo de renovação e emitir o novo Certificado Digital somente próximo à data de expiração.

Os clientes Certisign podem conferir a data de validade do Certificado Digital antes de solicitar a renovação. Basta acessar a Central de Teste. Já no renoveseucertificado.com.br  é possível solicitar a renovação e, também, obter mais informações sobre o processo.

Vale ressaltar que, se expirado, o Certificado Digital perde totalmente a funcionalidade e o titular fica impedido de realizar qualquer processo por meio dele.

Tem CNH? Então seu Certificado Digital pode ser emitido à distância

Com a publicação da Instrução Normativa nº 05, publicada em 22 de fevereiro de 2021, amplia-se a quantidade de pessoas que podem emitir seus Certificados Digitais à distância, sem sair de casa. Isso porque o documento autoriza que uma das etapas da validação da identidade seja feita por meio dos dados registrados no Denatran, possibilitando, assim, que esta conferência seja feita on-line, por videoconferênciaOu seja: se você tem uma CNH já pode pedir seu Certificado Digital e recebê-lo sem sair de casa.

 

Certificado Digital sem sair de casa com dados da CNH

 

O que muda?

 

Antes da normativa

 

Antes da publicação da Instrução Normativa nº 05, o atendimento on-line para a emissão do Certificado Digital estava restrito aos clientes que possuíam dados biométricos registrados. Simplificando: a comodidade da videoconferência estava restrita às pessoas que já tinham ou tiveram um Certificado Digital.

 

Depois da normativa

 

Agora, todos que tiverem uma CNH podem desfrutar do atendimento à distância, tendo ou não dados biométricos – basta que o solicitante tenha uma CNH e apresente-a no momento da videoconferência.

 

Mais segurança para você e sua família

 

Levando em consideração o cenário de pandemia, circulação parcialmente restrita e, em alguns casos, total, o atendimento à distância é, sem dúvida, um passo importante para a manutenção da economia e da vida. Empresas podem continuar suas atividades, médicos podem prescrever e solicitar exames on-line respaldados pela telemedicina e o uso do Certificado para assinar as requisições, empreendedores podem formalizar seus negócios e emitir notas.

 

Tudo com segurança sem expor quem solicita e quem presta o serviço.

 

O que é atendimento à distância?

 

O atendimento por videoconferência nada mais é do que a etapa de validação das informações preenchidas no site na solicitação do Certificado Digital. Por meio de uma chamada de vídeo, é realizada a confirmação da identidade do solicitante. Anteriormente a essa etapa, há também o envio por e-mail da documentação do solicitante. Tudo para garantir a segurança do processo.

 

Você também pode gostar de ler: Certificado Digital por videoconferência: tudo o que você precisa saber

 

Como solicitar um Certificado Digital on-line, sem sair de casa

 

A solicitação deve ser feita na loja da Certisign. Onde você deve:

 

  • Escolher o produto desejado;
  • Realizar seu cadastro;
  • Efetivar o pagamento;
  • Agendar seu atendimento – é nesta etapa que você terá a opção de escolher ser atendido por videoconferência caso tenha dados biométricos ou CNH;
  • Enviar a documentação;
  • Comparecer virtualmente ou presencialmente ao atendimento – se você não tiver dados biométricos cadastrados, nesta etapa terá que apresentar a CNH;
  • Emitir o Certificado.