Certificado Digital é essencial para solicitar Certidão de Regularidade Fiscal

Muitas vezes as Certidões de Regularidade Fiscal são solicitadas por empresas ou em algumas situações do cotidiano do brasileiro, mas muitas pessoas desconhecem algumas características deste documento. Neste artigo, vamos te explicar o que é Certidão de Regularidade Fiscal ou (Situação Fiscal), para que ela serve, quais são os tipos, entre outros pontos que acercam este tema. Ainda, vamos te contar a importância do uso do Certificado Digital neste documento. Confira:

 

O que é Certidão de Regularidade Fiscal?

 

Certidão de Regularidade Fiscal (ou Situação Fiscal) é o documento autorizado para atestar a existência ou não de dívidas tributárias e previdenciárias com o fisco. Elas existem porque são muitas as responsabilidades de uma empresa com o governo.

 

Para que serve?

 

Na prática, a Certidão de Regularidade Fiscal é muito importante para diversas práticas de negócio, como compra de imóveis, financiamento, obtenção de crédito, redução da taxa de juros de empréstimo, obtenção de licenças, participação em licitações, etc.

 

Essa Certidão pode ser de dois tipos:

 

• A positiva, quando há existência de débitos em aberto; e
• A negativa, quando não há nenhuma avaria tributária em nome do contribuinte.

 

Certificado Digital na Certidão de Regularidade Fiscal

 

Com o uso do Certificado Digital, tanto a pessoa física quanto a jurídica podem consultar as pendências, serviço que permite verificar detalhadamente a situação fiscal do contribuinte perante a Receita Federal do Brasil – RFB e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

 

Com o Certificado Digital em mãos, é possível:

• Verificar dados cadastrais;
• Imprimir Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf para pagamento de débitos;
• Identificar a existência de omissão na apresentação de declarações; e
• Obter orientações para efetuar a autorregularização e resolver pendências, se for o caso.

 

Consulta de pendências

 

Outro serviço permitido é a “Consulta de Pendências – Inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal – Cadin/Sisbacen pela Receita Federal”, que, como diz o próprio nome, permite consultar relatório com a situação do contribuinte no Cadin/Sisbacen por inclusões pela RFB. Este relatório não abrange inclusões de responsabilidade de outros órgãos e entidades da administração pública federal

 

Segurança

 

Além de manter o pagamento dos tributos em dia, é muito importante ter o Certificado Digital, a assinatura de próprio punho do Empreendedor no universo web, uma vez que hoje, por conta do advento das tecnologias e da popularização das transações digitais, essa ferramenta é a única garantia da comprovação de identidade do subscritor, responsabilizando-se para que o documento não seja adulterado e a autoria não seja negada.

Então, para usufruir deste e dos demais serviços do Portal e-CAC com segurança, é imprescindível obter um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ. Portanto, se você ainda não o tem, ou precisa renová-lo contate-nos!

Saiba como aumentar as suas vendas com Certificado Digital

Todo empreendedor sabe que é preciso ter um bom planejamento estratégico mensal para conseguir fazer sua empresa crescer, aumentar as vendas e até mesmo ganhar mais identificação dos consumidores. Muito mais que estratégias de Marketing, saber como vender é a chave para o sucesso, especialmente em um mundo no qual se tem tudo ao alcance de um clique. Mas você sabe como aumentar as suas vendas usando o Certificado Digital? Confira:

 

 

Certificado Digital torna suas vendas online mais seguras

Entenda o mercado

 

Uma pesquisa realizada pela Compre&Confie monitorou o Varejo Digital brasileiro em 2019 e constatou que mais de 80 milhões de brasileiros realizaram ao menos uma compra online nos primeiros seis meses do anos. O número impressiona e é 35% maior do que o identificado em 2018.

O aumento das compras online indicam que o brasileiro vem perdendo o medo de comprar em e-commerce, especialmente em sites e empresas que garantem o sigilo de suas informações e dados. Afinal, muitos ainda têm medo de preencher formulários em sites que não conhecem e até mesmo de oferecerem dados bancários ou inserirem cartões de crédito para pagamento parcelado.

 

Certificado Digital para e-commerce

 

Se você nunca ouviu falar sobre o assunto, saiba que o Certificado Digital para e-commerce é como uma Assinatura Eletrônica, que protege as transações realizadas pelos usuários. Dessa maneira, a compra fica mais segura e o seu e-commerce recebe o reconhecimento dos usuários como um site confiável para inserirem suas informações pessoais e bancárias.

Ele funciona da seguinte maneira: o Certificado Digital para o comércio eletrônico possui duas chaves de segurança, uma delas é a responsável por centralizar as informações de seu emissor e realizando a transição no site de maneira sigilosa. Já a outra garante que as informações do comprador sejam encaminhadas e lidas apenas pelo vendedor.

O Certificado pode ser usado tanto no computador (site), como em aplicativos de venda e é essencial para evitar que terceiros consigam interceptar informações no processo e capturem dados pessoais de seus clientes.

 

Emissão de nota fiscal

 

Como já dissemos anteriormente, este ano a Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória no Brasil. O NF-e é um documento digital que operação a circulação de produtos. Com ela, os produtos podem emitir e armazenar de forma digital toda a nota fiscal de suas transações.

Entre os benefícios da NF-e está a

  • Agilidade na emissão e armazenamento da nota,
  • Redução nos erros de escrituração, ganho em armazenamento (já que tudo está digitalizado na nuvem),
  • Obrigações com o Fisco unificadas e
  • Padronização em todo o processo de emissão.

Com o SSL (Secure Locket Layers) a criptografia dos dados é realizada cada vez que uma nova mensagem é inserida em seu e-commerce ou aplicativo, o que ajuda até mesmo na segurança para seus fornecedores e clientes.

Vale lembrar ainda que a empresa que usa Certificação Digital têm a validação jurídica de seus documentos, uma garantia legal que torna a assinatura de contratos de compra e venda mais seguros e ágeis.

 

Aumento das vendas? 

 

Pode ser que você ainda se questione se o Certificado Digital ajuda mesmo a aumentar as vendas. Sabemos que o brasileiro ainda compra pouco pela internet e muitas vezes não o faz porque tem medo de ter os dados “roubados”, mesmo os preços sendo mais atrativos.

Com a Certificação Digital, o seu e-commerce passa a ser um site seguro para navegação, ou seja, se torna um https. Com a facilidade de encontrar tudo online e a garantia de ter seus dados mantidos apenas na relação consumidor x empresa, a tendência é que o brasileiro passe a confiar mais nas compras online e você já sai na frente de quem ainda não usa um Certificado Digital.

O que é e para que serve o Certificado Digital e-CNPJ?

Em termos bem resumidos, o Certificado Digital e-CNPJ nada mais é do que a versão eletrônica do CNPJ — ele garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas em meios eletrônicos.

No entanto, como ele pode ser usado no dia a dia da empresa? De quais formas ele contribui para otimizar os processos de seu negócio? Como funcionam seus diferentes tipos e qual é melhor para você?

Pensando nessas e em outras questões relacionadas ao tema, preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, você entenderá por quais razões ele é tão vantajoso e como efetuar a aquisição desse certificado. Aproveite as informações!

 

O Certificado Digital e-CNPJ

 

No século passado, contadores e empreendedores trabalhavam em espaços repletos de pilhas de papéis e documentos físicos.

Diante desse cenário, o Governo Federal do Brasil detectou a necessidade de agilizar seus processos por meio da informatização, promovendo diversas iniciativas. A partir da aprovação da Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001, criada com o objetivo oficializar a validade jurídica do Certificado Digital e assim facilitar o cotidiano de organizações e pessoas físicas.

O avanço teve uma boa recepção e, não por acaso, inúmeros setores adotaram ferramenta e automatizaram seus sistemas. No ano de 2007, por exemplo, houve a criação do Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como Sped. A partir disso, a Receita Federal começou a exigir das empresas o envio de declarações em canais eletrônicos.

Como consequência dessas implantações, tornou-se cada vez mais necessário digitalizar uma série de procedimentos que, até então, só podiam ser solucionados de maneira presencial, isto é, com bastante tempo de espera e longas filas. Nesse contexto, o Certificado Digita e-CNPJ possibilita que, em diferentes canais eletrônicos, a sua empresa:

 

  • faça procurações;
  • realize parcelamento eletrônico online;
  • entregue várias declarações, como DIRF, DOI, RAIS etc.;
  • utilize o Conectividade Social;
  • tenha acesso ampliado no site da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • aproveite uma quantidade crescente de serviços em instituições públicas e privadas;
  • assine notas fiscais;
  • pague tributos referentes às três esferas de poder;
  • envie aos órgãos governamentais informações previdenciárias e trabalhistas;
  • execute transações bancárias;
  • se comunique de forma ágil com órgãos importantes — Prefeitura, Governo do Estado, Receita Federal e INSS;
  • entre outras ações.

É oportuno ressaltar que ele não pode ser confundido com o Certificado Digital e-CPF, que funciona como um RG digital das pessoas físicas. Apesar das diferenças fundamentais que existem entre eles — um é voltado às pessoas físicas e o outro, às pessoas jurídicas —, ambos são úteis para enviar declarações, emitir notas, assinar documentos e assim por diante.

Vale lembrar que, segundo as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), todo Certificado Digital brasileiro é um documento intransferível e designado para uso exclusivo de seu titular. E, por exigência da RFB, o responsável pelo Certificado e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa, de acordo com o cadastro feito na Receita.

Como garante a identidade do titular e é bem seguro, ele é frequentemente requisitado para transações relacionadas ao governo. De qualquer modo, a tecnologia demonstra capacidade para ser mais do que um instrumento que ajuda a cumprir obrigações — ela também pode otimizar incontáveis processos. No próximo tópico, explicaremos quais são os tipos existentes de e-CNPJ e abordaremos as principais diferenças entre eles.

 

Os tipos existentes

 

De maneira geral, o tipo de Certificado Digital e-CNPJ varia conforme o sistema onde ele será utilizado. Portanto, antes de escolher um para a sua empresa, busque informações e veja qual deles é mais adequado paras as necessidades de seu negócio.

 

A1

 

O Certificado Digital do tipo A1 é emitido diretamente em um computador — ele pode ser armazenado no celular, nuvem ou em navegador de internet (Chrome, Firefox, Internet Explorer etc.).

Um de seus pontos positivos é que ele oferece a possibilidade fazer cópias de segurança, além de pode ser instalado em outros computadores. O acesso ocorre por meio de qualquer dispositivo e em qualquer local, com praticidade e total segurança, e a sua validade é de 1 ano.

 

A3

 

Ao contrário do A1, o certificado do tipo A3 pode ser armazenado em diferentes dispositivos criptográficos, como cartão (necessita de uma leitora), nuvem e token. Todas as opções são protegidas por senha e por uma grande camada de criptografia. Ele é muito seguro, visto que os dados permanecem invioláveis e só podem ser acessados por quem detém as credenciais. Seu prazo de validade varia entre 1 até 5 anos de duração.

Para entender qual deles é melhor para o seu negócio, informe-se com o fornecedor responsável pelo seu equipamento. Se preferir, também é possível consultar a documentação e verificar se há alguma restrição ligada à utilização de algum dos dois tipos.

 

Os benefícios do e-CNPJ para as empresas

 

Você já sabe do que se trata um Certificado Digital e-CNPJ e conheceu as categorias disponibilizadas pelo mercado, não é mesmo? Agora é preciso analisar as inúmeras vantagens que ele proporciona para o seu negócio. Confira, a seguir, quais são as principais!

 

Emitir NF-e

 

Com o e-CNPJ também é possível emitir a NF-e de modo prático e seguro. No entanto, essa prática não é a saída mais indicada se, na sua empresa, a pessoa responsável pelo e-CNPJ não é a única a emiti-las. Nesse caso, recorra ao Certificado Digital para a emissão de Notas Fiscais, que foi desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.

 

Assinar documentos com o Certificado e-CNPJ

 

Por mais incrível que isso possa parecer, o e-CNPJ pode ser usado para assinar documentos — você ganha tempo, fica longe das filas e não se desgasta com atividades desnecessárias, ou seja, sua caneta e papel será substituída de uma vez por todas.

Em virtude da tecnologia que faz a criptografia de dados e do rigoroso processo de emissão, o Certificado possibilita autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho próprio e autenticada.

 

Garante mobilidade

 

Com o Certificado Digital, você poderá formalizar contratos a distância, afinal, basta ter acesso a um meio eletrônico para fechar negócio. Pense bem: quantas oportunidades não deixaram de ser concretizadas por motivos geográficos?

Se você estiver no Brasil, por exemplo, conseguirá firmar uma parceria com um empresário que está viajando pela China. Para isso, bastar acessar uma plataforma para assinaturas de documentos — via celular, tablet ou computador — e assinar com o seu Certificado.

 

Reduz custos

 

Como os processos são realizados em um meio eletrônico de ponta a ponta, ele também permitirá diminuir gastos associados à compra, à impressão e ao armazenamento de papel. Com o ganho de eficiência operacional, há a tendência de reduzir os gastos com autenticação, deslocamentos para o envio de documentos, transporte em geral e mão de obra.

Na prática, você precisará de poucos cliques, sem abrir mão de total validade jurídica. Isso, é claro, sem a necessidade de reconhecimento de firma — o conteúdo pode ser enviado em tempo real.

Outro fator bastante vantajoso é a possibilidade de eliminar o risco de perder documentos por descuidos ou acidentes, como desabamentos, incêndios ou alagamentos. Como o armazenamento se dá nos meios eletrônicos, você sempre terá um backup à disposição.

 

Operar com sustentabilidade

 

tecnologia em prol da sustentabilidade é uma das realidades que vivenciamos ao longo das últimas décadas. Como dispensa qualquer autenticação adicional sem perder a validade jurídica, o Certificado contribui para a redução do consumo de papel.

Como consequência, temos um impacto bastante positivo para a redução não só do desmatamento, mas também do uso desenfreado de outros bens naturais, que são indispensáveis para o planeta onde vivemos.

 

Trabalhar de forma mais cômoda

 

Decisões financeiras, gestão de pessoal e planejamento do negócio — quem lidera uma empresa sabe o quão desafiador pode ser esse cotidiano. Contar com o suporte de um Certificado será útil para que você se dedique às atividades centrais para o bom desempenho de sua organização. Afinal, por que passar horas em uma fila se há como solucionar diversas pendências pela tela do celular?

 

A compra do Certificado Digital e-CNPJ

 

Depois de conhecer tantas vantagens, você deve estar se perguntando o que precisa ser feito para contar com essa facilidade em sua empresa, não é mesmo?

Após analisar todas as opções e tipos disponíveis no mercado, vale a pena conferir a relação de documentos solicitada para cada entidade. Feito isso, escolha um plano que combina com as necessidades de sua empresa e fique de olho na validade.

Por fim, vimos que o Certificado Digital e-CNPJ pode trazer várias finalidades para o seu negócio que vai muito além de obrigações acessórias. Não deixe de aproveitar essa oportunidade e otimize seus processos agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Aproveite para comprar o seu e-CNPJ!