O que é Razão Social?

Aqueles que pensam em se aventurar no mundo do empreendedorismo ou que já estão começando a construir o próprio negócio provavelmente já chegaram, ao menos, a imaginar que nome dariam à empresa. Afinal de contas, essa escolha é muito importante para dar a “cara”, “peso” e, também, autenticidade ao empreendimento. O que muitos novos empresários não sabem é que, na verdade, não precisam escolher um, mas, sim, dois nomes: Razão Social e o Nome Fantasia.

Neste artigo, então, vamos explicar a diferença entre os dois e mostrar a importância de se escolher a razão social com sabedoria e cautela – considerando que, muitas vezes, é comum que o dono do negócio acabe focando no nome fantasia.

 

O que é Razão Social?

 

Razão Social é, basicamente, o nome de “batismo” da empresa. Traduzindo isso para o mundo das pessoas físicas: uma mulher (fictícia) é chamada por todos, inclusive em seu ambiente de trabalho, por Carol. Mas, formalmente, ela assina como Carolina Almeida Oliveira, pois em todos os seus documentos e registos são considerados, obviamente, seu nome completo.

Então, se essa mulher fosse, na verdade, uma pessoa jurídica, “Carol” seria o Nome Fantasia e Carolina Aparecida Almeida Oliveira a Razão Social.

Sendo assim, é a Razão Social – ou Nome Comercial, Denominação Social e Firma Empresarial – que você registrará na Junta Comercial e que, consequentemente, constará em todos os documentos, como talões de cheque, papéis administrativos, Certificado Digital, contratos, escrituras etc. Por isso, o cuidado ao escolhê-la é primordial, pois, caso queira mudar o nome posteriormente, a dor de cabeça e a burocracia são certas.

 

Para que serve a Razão Social?

 

Apesar de a Razão Social não ser o nome que vai tornar o negócio conhecido pelos clientes, ela é tida como uma das formas de diferenciar uma empresa da outra. Porém, diferentemente do nome de pessoa física, ele deve ser único em âmbito estadual – uma vez que esses registros competem aos governos dos estados. Ainda utilizando o exemplo citado acima: duas pessoas podem se chamar Carolina Aparecida Almeida Oliveira, mas duas empresas não podem dividir a mesma Razão Social.

Quando feito o registro na Junta Comercial, o nome do empreendimento automaticamente fica protegido pela Lei de Propriedade Intelectual, pela Constituição Federal, pelo Código Civil Brasileiro e pela Convenção da União de Paris para assuntos da Propriedade Industrial. Copiar o nome, então, é um crime.

 

Como criar uma Razão Social?

 

  • Faça uma pesquisa pelo nome que deseja dar à sua empresa por sites de busca e redes sociais. No caso do segundo meio, muito provavelmente você encontrará apenas o Nome Fantasia, mas como, em muitos casos, a Razão Social leva pelo menos uma parte do Nome Fantasia, já é um norte para encontrar uma possível semelhança;
  • Nome escolhido? Se sim, acrescente a constituição legal de sua empresa (MEI, ME, EPP, LTDA. S/A) ao fim dele;
  • Entre no site da Junta Comercial do seu estado e faça o registro por meio do Certificado Digital e-CPF (caso o estado ainda não tenha a Junta Digital, você terá que fazer este processo presencialmente).

 

Certificado Digital

 

Quando o processo de abertura do negócio for finalizado, é hora de você adquirir o Certificado Digital e-CNPJ para se relacionar com o fisco, assinar digitalmente em nome da empresa, emitir Notas Fiscais Eletrônicas e muito mais. Para adquirir o e-CNPJ basta clicar aqui. Feita a compra, é preciso agendar o melhor dia e horário para realizar etapa de apresentação de documentos e coleta biométrica (chamada de “validação”), fazer a emissão e pronto!

Atenção: Vale ressaltar que, caso haja a necessidade de mudar a Razão Social, o Certificado irá parar de funcionar – mais uma prova de que escolher o nome com cautela é imprescindível.

E engana-se quem pensa que o Certificado Digital e-CPF, adquirido para abrir a empresa por meio da Junta Digital, não será mais utilizado. Com ele é possível assinar documentos de qualquer natureza como Pessoa Física, ter facilidades na hora de preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda, participar de leilões da Receita Federal, solicitar a CNH Digital e ter acesso a muitos outros benefícios.

 

 

Dúvidas com a renovação de Certificado Digital totalmente online?

Com o intuito de conter os índices de infecção do novo Coronavírus no país, a população tem sido alertada para ficar em casa. Ainda assim, pessoas e empresas precisam ter o Certificado Digital em mãos para continuarem se relacionando com o fisco, emitindo Notas Fiscais Eletrônicas e assinando documentos digitalmente. Por isso, a Certisign disponibilizou o serviço para renovar o seu Certificado Digital à distância (por meio de videoconferência ou pelo site), dispensando a necessidade da presença física de clientes e, até mesmo, daqueles que têm Certificado de outras Certificadoras.

Sendo assim, reunimos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

 

O que é renovar Certificado Digital?

 

É o processo pelo qual as informações do Certificado Digital a ser renovado são conferidas. Se tudo estiver ok, um novo é emitido.

 

Por que o Certificado Digital tem validade?

 

Porque ele é um documento de identificação e, portanto, é importante que os dados sempre estejam atualizados, assim como ocorre, por exemplo, com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte.

 

Quais são as etapas da renovação do Certificado Digital?

 

A renovação sempre começa em nosso site, passa por um passo a passo online, videoconferência ou apresentação presencial e termina com a emissão do novo Certificado Digital.

 

Como é feita a renovação à distância?

 

É possível realizar a renovação do Certificado Digital sem sair de casa de duas maneiras:

 

  • Renovação on-line: todo o processo é feito no site. A renovação é finalizada após a conclusão do passo a passo e emissão do Certificado. Disponível para Certificado Digital do tipo A3 válido.
  • Renovação por videoconferência: o processo começa no site, passa por uma videoconferência (haverá a opção para escolher data e horário) e, por fim, a renovação é concluída com a emissão do Certificado. Disponível para Certificado do tipo A1, válido ou expirado, e do tipo A3, expirado com dados biométricos cadastrados – inclusive para Certificados de outras Autoridades Certificadoras.

Como é o processo de renovação por videoconferência?

 

No dia e horas agendados, disponibilizaremos um link para você se conectar com um dos nossos Agentes de Registro que fará a conferência da sua identidade. Tudo é online e, portanto, você precisará de conexão à internet e acesso a um dispositivo (celular ou computador) com câmera.

Todas as instruções serão encaminhadas previamente ao seu e-mail, portanto não é preciso se preocupar.

 

Quem pode fazer a renovação de Certificado Digital à distância?

 

O procedimento é válido para quem têm Certificado Digital de Pessoa Física ou Jurídica, de qualquer Autoridade Certificadora, do tipo A1 ou A3, válido ou expirado, que tenha dados biométricos cadastrados. Ah, importante: os dados também não podem ter mudado, como o nome por exemplo o nome titular (de solteiro para casado, ou vice-versa), já na empresa, a troca do responsável pelo Certificado Digital ou a Razão social.

 

A saber:

  • Certificado Digital de Pessoa Física: e-CPF, Certificado OAB, etc.
  • Certificado Digital de Pessoa Jurídica: e-CNPJ. NF-e, etc.
  • Tipo A1: armazenado no computador.
  • Tipo A3: armazenado no cartão, token ou nuvem.

Como identificar se o Certificado Digital pode ser renovado on-line ou por videoconferência?

 

Não se preocupe. O sistema da Certisign é inteligente e te direciona para o caminho correto – basta você digitar seu e-CPF nesta página.

 

Como saber se tenho dados biométricos cadastrados?

 

Basta você digitar o seu e-CPF em nossa página de renovação do Certificado Digital.

 

Meus dados mudaram e/ou não tenho biometria cadastrada. O que fazer?

 

Fica tranquilo! Neste caso, a renovação começa em nosso site, passa pelo atendimento em uma das nossas unidades (gratuito) e termina com a emissão do novo Certificado Digital. Se preferir, o atendimento também pode ser realizado em sua casa ou escritório (sob contratação). Após isso, suas próximas renovações sempre serão online.

Importante: vale lembrar que devido a pandemia, a Certisign redobrou as medidas de higiene em suas unidades e, também, nos Atendimentos Externos. Saiba mais aqui.

 

Meu Certificado Digital não é da Certisign, posso renovar online ou por videoconferência?

 

Pode, sim, mas depende da situação do seu Certificado Digital. Para saber se o seu está elegível ao processo de renovação e portabilidade à distância, é só clicar aqui e conferir.

Renove seu Certificado Digital SEM SAIR DE CASA!

Temos uma novidade em primeira mão: agora, é possível renovar seu Certificado Digital SEM SAIR DE CASA por meio de um processo totalmente à distância.

 

 

Renovação online

Todo o processo é feito no site. A renovação é finalizada após a conclusão do passo a passo e emissão do Certificado.

Renovação por videoconferência

O processo começa no site, passa por uma videoconferência e, por fim, a renovação é concluída com a emissão do Certificado.

 

 

Precisa renovar seu Certificado Digital?
É só clicar aqui e iniciar a solicitação. Nosso sistema é inteligente e te direciona para o caminho correto, de acordo com a situação do seu Certificado Digital. Ah, importante: ele precisa estar instalado/conectado no computador.

 

Não sabe a data de validade do seu Certificado?
Consulte aqui neste link e, se necessário, solicite a renovação.

 

#FiqueEmCasa
Esta é mais uma iniciativa da Certisign para proporcionar comodidade e garantir o bem-estar de seus colaboradores e clientes.

 

Dúvidas? Contate-nos!